Campanha Publicitária

Muitaspessoas não sabem o que um comunicólogo aprende na sala de aula. Uma coisa écerta: Nem tudo é “fazer arte”. Aprendemos sobre a sociedade e seudesenvolvimento, como compreender o ‘ser’ no antes para entender seucomportamento no agora, planejar e executar uma campanha, dentre outrascoisas…
Para estepost colocarei um resumo de como fazer uma campanha.
Para que serve uma campanha publicitária?
Uma campanhaserve para divulgação de um determinado produto/serviço com o objetivo de alavancaras vendas. Isso significa: estratégia de vendas gerando lucro para a empresa.
Desenvolvendo uma campanha
– CONHEÇA OCLIENTE
·        História da empresa e do produto
·        Pesquisa mercadológica
– CONHEÇA OPRODUTO
·        Histórico de comunicação
·        Análise SWAT
·        Ciclo de Vida do Produto
·        Matriz BCG
·        Política de preços
·        Distribuição
– CONHEÇA OMERCADO
·        Consumidores (Fem/Mas, idade, classesocioeconômica, hábitos…)
·        Porcentagem de Share
·        Concorrentes (direto e indireto)
·        Crescimento anual e mensal / sazonalidade (a nívelBrasil e a nível da tiragem)
– FAÇA OPLANEJAMENTO
·        Defina o objetivo da Campanha
·        Defina a linha criativa e comece a negociação
·        Defina prazos: criação, mídia e produção
-ACOMPANHAMENTO
·        Verificar o impacto da campanha, o objetivo foiatendido?
Algumas Curiosidades
Há vários tipos deCampanhas: Institucional (empresa/marca ou produto); Promocional (produto/promoção); Vendas (marca/preço); Varejo (instituição/loja); Cooperativas (varejista e fabricante).
Cada uma tem um objetivo específico e abordagem diferente. Tudo para atender a necessidade da empresa/instituição com eficácia.
Por: Keite Soares